São Luís de Montes Belos

PM realiza sua
primeira minimaratona
solidária em São Luís

Polícia Militar de São Luís, promove corrida e caminhada solidária e, arrecada em torno de meia tonelada de alimentos, que serão distribuídos às instituições de caridade locais.

A 20ª Companhia Independente da Polícia Militar de Goiás, sediada em São Luís de Montes Belos, realizou no domingo, 23 de dezembro, sua primeira minimaratona, para a qual mais de 200 competidores de várias localidades participaram tais como, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade, Iporá, Firminópolis, Buriti de Goiás e Barra do Garças.

A largada aconteceu às 8h30 da sede do comando da PM. Depois de percorrer 5 quilômetros por ruas e avenidas de São Luís retornou ao seu ponto de origem, quando foram identificados os melhores pontuados. Venceu a prova o experiente atleta maratonista Cácio Vinícius de Goiânia, representando a Equipe Jardim Alexandrina de Atletismo de Anápolis, o qual concluiu o percurso em aproximadamente 15 minutos.    

De acordo com o Maj. Wagner Gonçalves da Cunha, comandante da 20ª CIPMGO, o evento foi idealizado para incentivar a população a praticar atividade física e arrecadar alimentos. Iniciativa, segundo ele, muito bem aceita não só pela comunidade, mas, sobretudo, pelos patrocinadores, sem os quais não seria possível sua realização.

A comissão organizadora do evento, comandada pelo Maj. Wagner, premiou com medalhas todos os participantes e contemplou com troféus os três primeiros colocados das várias categorias representadas.

O Sgtº Cláudio da GPT, considerou o evento interessante, porque houve uma interação entre a sociedade e a Polícia Militar, além do seu relevante objetivo de arrecadar alimentos. Esta também foi a opinião da Cb. PM Fábia Campos de Oliveira, de Iporá, que parabenizou o comando pela iniciativa de ajudar as pessoas carentes através da doação de alimentos.

Já o Sgtº Emerson Alves da Silva (Mecão), um dos entusiastas membro da organização foi mais enfático, esclarecendo que, desde que o Maj. Wagner assumiu o comando da companhia, ele já tinha em mente realizar um evento desta natureza. Conforme Mecão, a princípio acharam que o número de participantes inscritos seria algo em torno de 50 a 60 atletas. No entanto, suas previsões acabaram sendo superadas de forma surpreendente.

“As pessoas muitas vezes nos surpreendem. Quando é para melhor ficamos felizes, como foi o caso desse evento que superou em muito às nossas expectativas. Foi melhor que imaginávamos, mais de 200 atletas competiram, inclusive atletas experientes, de ponta estiveram presentes nos prestigiando”, comemora o Sgtº Emerson Mecão.

O ano que vem vamos novamente tentar repetir esta corrida e a caminhada solidária.   -- Emerson Mecão.

A ideia, de acordo com Mecão, partiu do princípio realizar um evento diferente dos já realizados em São Luís nos últimos anos em relação a corrida de rua. Depois do resultado obtido, ele acredita que provavelmente, a partir de agora, fará parte do calendário esportivo comemorativo da cidade. “O ano que vem vamos novamente tentar repetir esta corrida e a caminhada solidária”, ressalta.

Estima-se que foram arrecadados em torno de meia tonelada de alimentos. Considerando que no ato da inscrição o participante que teria de doar 2 kg de alimentos não perecíveis, acabou superando. Muitos doaram quantidades maiores: 5 a 10 kg, valorizando sensivelmente a proposta do evento de promover o bem-estar social.

Cácio Vinícius, 29 anos, primeiro colocado, é maratonista há 15, treina todos os dias e corre em média 100 quilômetros por semana, antes de participar da prova em São Luís, já havia participado de três competições difíceis só neste mês. “Eu corri aqui hoje com um pouco de facilidade, vim preparado para a corrida, antes eu participei de três competições difíceis. Saí até devagar com a galera, deixei para forçar no quilômetro dois”, conta.

No último domingo, dia 16, Cácio Vinícius participou do Circuito Caixa de Corrida de Rua Etapa Goiânia, no qual os melhores do Brasil estavam competindo ele chegou entre os 10 primeiros; no Circuito de Rua de Anápolis, considerado o melhor do Brasil, no qual reúne 5.000 atletas, chegou em 8º geral; e na Maratona Drogaria Plus de Goiânia foi o primeiro colocado.


Atleta cansada alcança a linha de chegada.

Em abril de 2019, Cácio Vinícius vai participar da Maratona de São Paulo – 42 quilômetros – prova de nível internacional. “A São Silvestre talvez eu participo também no ano que vem.  Mas, para a Maratona de São Paulo que eu estou mais focado, vou forçar os preparativos a partir da próxima semana, correndo uma média de 150 a 200 quilômetros toda semana”, esclarece.

Zenaide Costa de Sá, de Goiânia, atleta que participou da corrida, mãe do maratonista Cácio Vinícius, denominado por ela como “Queniano Branco”, disse que estava em São Luís exclusivamente para a prova. “Achei maravilhosa a inicia e no meu entender todos os anos deveria acontecer. O Cácio sempre me puxa para participar de eventos como este. As pessoas precisam participar, faz muito bem pra saúde”, destaca.

Wellington Rosa da Cunha, 28 anos, de trindade, atleta portador necessidades especiais. “O que me motivou a participar, foi quando o Sgtº Emerson Mecão disse que iria me colocar para valorizar a minha categoria PNE e incentivar outros como eu a competir. Amei a iniciativa da PM ajudar o próximo”, manifesta.

Para Jorge Luiz, pai do atleta Wellington  que também esteve presente correndo  acha importante o filho participar de eventos como este. “Existem muitas pessoas que não possuem deficiência nenhuma e não têm coragem de encarar o desafio. Ele gosta de participar e através dele a gente vem junto, o que pra nós é motivo de muita alegria”, concluiu.


Maj. Wagner mentor da 1ª Corrida e Caminhada Solidária.


Membros da comissão organizadora na linha de chegada entregando medalhas aos participantes.


Atleta maratonista Cácio Vinícius no alto do pódio comemora a primeira colocação.


A galera de competidores festivos comemoram suas participações na prova.

 

Fotos: Ratinho Produções.

Enviar Comentário

Deseja enviar um comentário para esta notícia.
Efetue login ou cadastre-se abaixo.

Não tem um login? CADASTRE-SE

Recuperar Senha

Informe o e-mail cadastrado para que possamos estar enviando suas informações de login.

Cadastre-se

Faça seu cadastro no galeraesportiva.com.br

Já tem um login? EFETUAR LOGIN


Mais Esportes >

Leia Também

PUBLICIDADE