Iporá-GO

Nadador Mateus Morbeck
está focado nas
Olimpíadas de 2024

O atleta iporaense Mateus Ribeiro Morbeck colecionador de títulos nas competições das quais participou desde o início da sua carreira, treina pesado de olho nas Olimpíadas de 2024, em Paris, na França.

Mateus Morbeck, nadador de 12 anos, natural da cidade Iporá-GO, com vários títulos conquistados nos campeonatos goianos e escolares de Goiás nutri grande expectativa de estar defendendo o Brasil nas Olimpíada de 2024, em Paris, na França, quando estará com 18 anos.

Os seus pais Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza e Carlene Barbosa Ribeiro, principais incentivadores da carreira do atleta, demonstram confiantes, tanto é que, acompanham o filho em todas as competições e não medem esforços para correr atrás de patrocinadores e colaboradores. Da mesma forma, nos treinamentos fazem questão de estarem juntos, lado a lado com os treinadores e comissão técnica.

Aos 2 anos o atleta mal havia começado a andar, já dava as suas primeiras braçadas no Colégio Integração, escola na qual ainda estuda. Aos cinco anos, os seus pais notando o seu interesse pelo esporte, o matriculou na Academia Nado Livre, quando realmente sua vocação ganhou forma, através da sua evolução nos treinamentos e a participação nas primeiras competições realizadas tanto no colégio quanto na academia, alcançando resultados surpreendentes.

A partir daí tornou-se um colecionador de troféus e medalhas. Em 2015, com 8 anos, conquistou sua primeira medalha de ouro fora da sua cidade natal, competindo pela Academia Nado Livre, no Torneio Fago de Natação, promovido pela Federação Aquática de Goiás (FAGO) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Na ocasião ele venceu os 50 metros Nado Livre (Crawl) pela categoria Mirim 1, no Clube do SESI, Antônio Ferreira Pacheco, em Goiânia.

Com esse resultado mais-que-satisfatório, o seu talento passou a ser visto com muito mais atenção, e suas possibilidades de crescimento na modalidade olímpica também se ampliaram.

Em 2016, os diretores da Academia Diniz Multi Sport, Dênis Diniz e Ronis Aparecida resolveram não participar das competições promovidas pela FAGO e pela CDBA, optando competir somente pela UniEvangélica da qual são parceiros. No entanto, é importante ressaltar que a mudança não comprometeu o processo de desenvolvimento técnico do atleta que, continuou treinando na Academia Nado Livre da sua cidade natal, sob a supervisão da Diniz Multi Sport, e o seu rendimento nas competições evoluiu satisfatoriamente.   


Mateus ficou em 2º lugar no Campeonato de Inverno 2018, em Anápolis, dias 16 e 17 de junho, prova 50 metros Nado Livre (Crawl).

Mateus hoje com 12 anos, completados em abril último, está concluindo o primeiro semestre de 2018, com uma performance invejável de títulos na categoria Petiz II, promovido pela FAGO e pela CBDA; e na categoria Infanto de 12 a 14, promovido pela SEDUCE.  

Desde fevereiro deste ano, que as participações do Mateus nas principais competições realizadas em Goiás e Distrito Federal têm sido intensas e vitoriosas. A última ocorrida em junho, ele participou do Campeonato Goiano de Inverno realizado em Anápolis-GO, promovido pela FAGO, no qual competiu em piscina de 25 metros. Na prova revezamento 4x50 metros Medley, conquistou medalha de Ouro.

“Eu considero que a mais empolgante e compensadora prova que Mateus participou, foi o 1º Torneio Fago de Natação, ocorrido em 18 de março de 2018, no CT do Goiás Esporte Clube (Goiânia), em piscina de 25 metros, na qual Mateus competiu os 50 metros Nado Livre (Craw), alcançando o seu melhor tempo em 30.95 segundos e levou a medalha de Ouro. Numa demonstração clara que ele está preparado para superar os seus próprios limites e desafios”, ressalta o pai de Mateus, Oívlis Morbeck. 

Ainda neste ano, Mateus Morbeck tem pela frente uma série de competições. Entretanto, não fossem o empenho e a determinação dos seus pais de correr atrás de colaboradores e patrocinadores que os mantém com os itens básicos necessários como, transporte, deslocamento, hospedagem, alimentação, acessórios e treinamentos, além, é claro, da incrível força de vontade do atleta, seria improvável sua participação nas competições.  

Pode até parecer impossível, mas nada é inalcançável quando a vontade de vencer sobrepõe as dificuldades     - Pai do atleta: Oívlis Morbeck.

Para Oívlis Morbeck, pai de Mateus, mesmo diante de tantas dificuldades no dia a dia pela falta de apoio financeiro do poder público e a dedicação do filho para estar sempre atento ao conteúdo escolar – felizmente com ajuda da direção da escola, professores e colegas de sala –, ele e a esposa têm se desdobrado para manter viva a esperança e o sonho do atleta, para que num futuro bem próximo esteja representando o Brasil numa Olimpíada.

“Pode até parecer impossível, mas nada é inalcançável quando a vontade de vencer sobrepõe as dificuldades e os objetivos são respeitados como metas invioláveis. A exemplo do que acontece com os nossos grandes nomes do atletismo brasileiro, que tantas alegrias nos tem presenteado com suas conquistas e medalhas”, enfatizou o pai de Mateus.

Patrocinadores que abraçaram o progresso de Mateus: Dr. João Antônio Francisco, do Dr. João Francisco Advocacia); Milton Ferreira, da Íntegra Soluções Agrícolas; e Sávio Gomes, do Rodo Car Auto Posto.

Colaboradores: Dorivaldo Gomes (Doril) da Personal; Academia Nado Livre de Iporá; Academia Diniz Multi Sport de Goiânia; Dra. Jerônima Gonçalves da Ortopress; Dr. Adolf Rommel da Virtude Day Clinic; Oftalmologista Dra. Hércica Peres; Nutricionista Sr. Jeander; e Dr. Maércio Martins da Clínica Espaço Vida.

A Subsecretaria de Educação de Iporá, através do subsecretário, professor Jerônimo Martins de Brito Neto, tem contribuído com orientações e informações para o atleta e seus pais durante os Jogos Estudantis, promovido pela SEDUCE, a nível municipal, regional, estadual e nacional.


Campeonato Centro-Oeste de Natação 2018, em Brasília, dias 18 e 19 de maio, aguardando a chamada para as competições.


Se preparando no aquecimento, para o Campeonato Centro-Oeste de Natação 2018, em Brasília, dias 18 e 19 de maio.

 

Fotos por, Adriano Reis – Estúdio AT.

Enviar Comentário

Deseja enviar um comentário para esta notícia.
Efetue login ou cadastre-se abaixo.

Não tem um login? CADASTRE-SE

Recuperar Senha

Informe o e-mail cadastrado para que possamos estar enviando suas informações de login.

Cadastre-se

Faça seu cadastro no galeraesportiva.com.br

Já tem um login? EFETUAR LOGIN


Mais Esportes >

Leia Também

PUBLICIDADE