Ginásio de Esportes José Neto

Basquete São Luís foi Vice
da 1ª Copa São Luís

O Basquete São Luís ficou na final contra o Tagupark de Taguatinga-DF, depois de desbancar outros 6 fortes candidatos e conquistou título de vice-campeão.

A equipe Basquete São Luís disputou a final contra o Tagupark de Taguatinga-DF e conquistou o vice-campeonato da 1ª Copa São Luís de Basquete, realizado nos dias 17 e 18 de fevereiro (sábado e domingo), na cidade de São Luís de Montes Belos.

Às vezes simples detalhes faz a diferença. Foi o que considerou o ala armador Aminadabe Xavier, da equipe montebelense, ao perder nos momentos finais, para o seu combativo adversário, pelo resultado suado de 66 a 62. Por outro lado, ficou satisfeito com o comportamento da equipe, após participar de uma partida bastante disputada e de envolventes lances de cestas.

Oito equipes participaram, outras cinco interessadas ficaram de fora, devido ao formato da competição, prova incontestável do sucesso alcançado pelo evento, superando inclusive, as expectativas.

A arbitragem foi comandada por árbitros da Federação Goiana de Basquete (FGB). Não houve premiação em dinheiro, somente troféus para o primeiro e o segundo colocado, mais medalhas. Outro dado importante se refere ao alto nível dos jogos, comparados por muitos, com as partidas promovidas pela Liga Nacional de Basquete (NBB).

A realização da copa só foi possível graças ao apoio recebido da Secretaria Municipal de Esportes, através do secretário Eder Pé Quente e de alguns empresários sensíveis com o empenho que a equipe demonstra diante de uma realidade tão distante do olhar das pessoas, já que o futebol para a maioria, é o esporte mais conhecido.

Principalmente em se tratando de uma equipe amadora, onde os atletas precisam se doar de corpo e alma pelo que acreditam, além de ter que trabalhar em outras atividades para garantir o seu sustento e o de suas famílias. E, ainda, encontrar meios para participar das poucas competições das quais se propõem disputar no decorrer do ano.

O Basquete São Luís, treina três vezes por semana no Ginásio de Esportes José Neto e na AABB. Assim mesmo, porque 7 dos seus jogadores são da cidade e determinam um horário específico, depois dos seus compromissos empregatícios, para se dedicarem ao esporte, independentemente de qualquer obstáculo. Os outros 9 que completam o elenco, 5 são de Goiânia-GO, 2 de Araguari-MG e 2 Quirinópolis-GO. Para esses atletas os seus treinamentos não são diferentes, também enfrentam as mesmas dificuldades do dia a dia.

A equipe não possui treinador presente nos treinos. As orientações são realizadas à distância, pelo técnico Reylheer Ferreira, seja através do whatsapp ou pelo celular. Reylheer comandou por 5 anos o time do Universo Jaó, uma das melhores equipes goianas. Sua experiência o credencia, dentro das suas limitações, mesmo distante, a missão de orientar e apontar os pontos fracos e os mais letais da equipe e, definir o esquema tático e as estratégias de jogo.

Aminadabe Xavier (ala armador), Thalles Augusto (pivô) e Edevaldo Carmo (ala) para falar com esta reportagem, tiveram que se ausentar – cerca de 2 horas – de suas atividades profissionais extra quadra, para conceder a entrevista. “As competições são realizadas geralmente nos finais de semana, permitindo ao atleta que tem compromisso com o seu trabalho, possam viajar e competir”, conta.

Esclareceram que são nestas competições, que eles interagem com atletas de outras equipes, comentam sobre outros campeonatos dos quais estiveram competindo e reforçam os laços de amizades.

Para este ano de 2018, o calendário de jogos já está praticamente acertado. A princípio quatro jogos estão confirmados para o primeiro semestre: Copa de Acreúna, Mão na Bola de Rio Verde e os Jogos Abertos, ainda aguardando ser definida a microrregional em que será realizado. Para o segundo semestre, o SLMB Basquete de São Luís, terá pela frente, a Copa Quirinópolis de Basquete, a Copa Edéia de Basquete e a Copa Caiapônia em novembro.


Equipe do Tagupark de Taguatina-DF, campeã da 1ª Copa São Luís de Basquete.

 

Fotos cedidas pelo ala armador Aminadabe Xavier
 

Enviar Comentário

Deseja enviar um comentário para esta notícia.
Efetue login ou cadastre-se abaixo.

Não tem um login? CADASTRE-SE

Recuperar Senha

Informe o e-mail cadastrado para que possamos estar enviando suas informações de login.

Cadastre-se

Faça seu cadastro no galeraesportiva.com.br

Já tem um login? EFETUAR LOGIN


Mais Esportes >

Leia Também

PUBLICIDADE