Iporá-GO

Zin Helen Cristina
leva para Iporá
a Zumba Fitness

A dedicada professora de educação física, Helen Cristina, num esforço pessoal trouxe para Iporá e região a Zumba Fitness. Modalidade aeróbicas, cuja atividade aliada à dança, transforma as pessoas para uma nova perspectiva de viver a vida plenamente.

Há mais de três anos, a professora Helen Cristina Vasconcelos, vem desenvolvendo na cidade de Iporá e região, uma das atividades aeróbicas mais envolvente e empolgante já conhecida. A Zumba Fitness é uma modalidade física que envolve a dança ao ritmo de músicas latinas, especialmente as caribenhas como, salsa, merengue, rumba, mambo e outras que permitem marcação rítmica, como o hip hop, heaggaeton, axé music, samba e o flamenco. A modalidade foi criada nos anos 90 pelo colombiano Beto Perez, 42 anos, corpo sarado, se inspirando na cumbia – música típica da sua terra.

Graduada em educação física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), depois de se preparar através de cursos específicos, orientados por profissionais capacitados formados com base nos ensinamentos do seu criador, a Zin Helen Cristina – Zin é a denominação de quem está habilitado a ensinar a Zumba – acompanhando as inovações aplicadas à ginástica aeróbica, está desenvolvendo na sua cidade e região com muito sucesso a prática da Zumba Fitness, cuja modalidade, hoje se tornou coqueluche entre os seus praticantes em quase todo o planeta.

Sob o slogan “A vida é melhor quando você dança”, a Zin Helen Cristina deu mais um passo na sua carreira como orientadora credenciada da Zumba. Através de franchising (franquia), requereu o direito de desenvolver a prática da nova modalidade, pelo qual ela paga regularmente à empresa responsável pelo método. E, num gesto de boa vontade, ministra de graça à boa parte da comunidade iporaense, exceto para os dois projetos de bairros.

Estima-se, sem nenhuma comprovação científica, que o praticante, dependendo da intensidade das sessões de Zumba, chega a perder até 800 calorias em cada aula. Mas um fato está confirmado. A atividade aeróbica empregada pelo método, contribui sobremaneira com a melhoria muscular e os níveis da capacidade cardiovascular, além de melhorar o equilíbrio e a coordenação motora.

Quatro moradoras da Vila Itajubá: Adélia, Cleonice, Isabel e Alduce interessadas em melhorar a qualidade de vida dos habitantes da sua comunidade, encontraram na Zumba, uma nova perspectiva de viver intensamente a vida.

Informadas dos resultados que a prática da Zumba refletia no dia a dia das pessoas, convidaram a Zin Helen Cristina para implantar e desenvolver a modalidade para sua gente. Pelas aulas Helen recebe a título de contribuição, R$ 25,00 mês, por participante. Devido ao grande sucesso alcançado pela iniciativa, Helen Cristina resolveu estender o projeto para ser aplicado também, no Bairro Santo Antônio.


Qualidade de vida se adquire com esforço e boa vontade. (Foto por Ademilton Pires).

O resultado foi tão positivo, que fez renascer, principalmente nas mulheres o desejo de viver a vida com mais entusiasmo e renovadas. Muitas delas, por um motivo ou outro, se sentiam isoladas, à margem da sociedade, tendências motivadas principalmente pela vergonha do seu corpo, em decorrência do sedentarismo no qual se encontravam.

Nada melhor que dar uma repaginada na vida para superar o trauma da invisibilidade, da vergonha que as mantinham reclusas das belezas que a vida saudável proporciona, do que voltarem a acreditar em si mesmas, no seu poder de sedução com a autoestima elevada, do que dar um basta nos sintomas indesejados, praticando a Zumba.

Para que o seu trabalho se tornasse mais abrangente, dinâmico e participativo, Helen Cristina com a ajuda das amigas, Nathalia Fontes, Deuseni e Izabella criaram a Equipe Corpo em Movimento. Juntas implementaram às coreografias no ritmo quente da Zumba, permitindo que as atividades aeróbicas ficassem mais alegres e mais prazerosas. A iniciativa transformou as aulas num verdadeiro clima de festa, onde os participantes em total desconcentração, dançam felizes sem perceber o tempo passar.

Outra conquista alcançada pela Equipe Corpo em Movimento, foi a criação das Master Aulas abertas ao público nos diversos bairros da cidade e na Mansão Casa Verde – a maior casa de eventos de Iporá. A parceria com os empresários Wellington e Ana proprietários da Mansão Casa Verde, tem contribuído sensivelmente com o progresso da modalidade entre a sociedade iporaense.

O desejo das amigas é que o projeto continue crescendo e ampliando ainda mais a participação da socidade. Para tanto conclamam o interesse de novos parceiros, para que possam levar a prática da atividade física aliada à Zumba a mais pessoas, sem nenhum ônus para o participante.


Equipe Corpo em Movimento desenvolvendo o Projeto Vila Itajuba. (Foto Nathalia Fontes)


Equipe Corpo em Movimento na Mansão Casa Verde. (Lizi por Dalenogari).


Nada melhor que dar uma repaginada na vida para superar o trauma da invisibilidade. (Foto por Lizi Dalenogari).


A cantora brasileira Cláudia Leite e Beto Peres durante os ensaios para a Convenção de Zumba nos Estados Unidos, em 2013.
(Foto de Divulgação).


Esquipe Corpo em Movimento. (Foto, Bruna Gomes da Costa).


O prazer de estar de bem com a vida é indescritível. (Foto por Lizi Dalenogari).

Fotos por, Nathalia Fontes, Lizi Dalenogari, Bruna Gomes da Costa, Leticia Silva e Ademilton Pires,

Enviar Comentário

Deseja enviar um comentário para esta notícia.
Efetue login ou cadastre-se abaixo.

Não tem um login? CADASTRE-SE

Recuperar Senha

Informe o e-mail cadastrado para que possamos estar enviando suas informações de login.

Cadastre-se

Faça seu cadastro no galeraesportiva.com.br

Já tem um login? EFETUAR LOGIN


Mais Esportes >

Leia Também

PUBLICIDADE