São Luís de Montes Belos

O Sub 17 do São Luiz F. C.
é uma responsabilidade de todos

Não uma mera atração humana que se coloca na arena para se divertir e aplaudir nos momentos gloriosos, como se fazia na época do Império Romano.

EDITORIAL

Em uma rápida entrevista para o jornal Galera Esportiva, o técnico do Sub 17 do São Luiz F. C., Tiago Gomes, revela os problemas que tem enfrentado para fazer com que sua equipe se torne competitiva, vencedora e uma promessa de conquista de títulos.

Após o término do Campeonato Goiano Sub 17 da Primeira Divisão em julho, quando o time ficou como vice-campeão, ao perder para o Atlético Goianiense pelo resultado de 1 a 0, jogando no Jutair Neto, já havia uma forte celeuma pairando sobre o futuro da categoria e os questionamentos se faziam presentes. Como será os novos jogadores e, sobretudo, haverá tempo para formar novamente uma equipe forte o suficiente para trazer alegria ao torcedor, já que, 12 dos principais atletas do elenco anterior, haviam sido negociados com outras agremiações?

Como dizem os estrategistas, não há disputa sem sacrifícios, nem vitórias sem luta. É com esses princípios desafiadores que o técnico Tiago Gomes, está se apoiando para tornar a nova e inexperiente garotada sob o seu comando, numa equipe que consiga preencher todos os espaços do campo e surpreender o adversário com habilidade, toque de bola bem elaborado e finalizações precisas. Obviamente, com um setor defensivo bem preparado, contribuimdp sobremaneira com a retaguarda e apoiano os demais setores, bloqueando com categoria e segurança o oponente.

O próprio Tiago disse certa vez que “o futebol é imponderável”. Na época, ele utilizou esse argumento, para justificar a péssima atuação da sua equipe no jogo contra o próprio Atlético Goianiense, cujo resultado ficou entalado na garganta do torcedor que presenciou a lastimável vitória do time campineiro e a comemoração do título pelo adversário dentro do Jatair Neto.

Entretanto, na verdade, o futebol continua imponderável, também para surpreender até o mais cético. Atualmente a jovem equipe, ainda não se acertou pela inexperiência, mas com certeza tem potencial, é o que garante o treinador. “Os resultados positivos hão de vir e extraídos de onde menos se espera, pelo menos por enquanto”, pontua Tiago Gomes.

Porque, segundo ele, a atual equipe é extremamente jovem, mas, está determinada a mostrar o seu valor, a mostrar que quem luta e busca vitórias, certamente estará mais próximo de conquistá-las do que ficar lamentando o passado, ainda que não tenha sido desastroso. Afinal o São Luiz voltou a movimentar sua torcida e a criar expectativas grandiosas depois de vários anos no anonimato e para todo recomeço, o preço há se pagar não é barato.

“O São Luiz F.C. passa por um momento de transição na formação do novo elenco. Com o desfalque de 12 jogadores negociados, já era esperado. Mesmo com as dificuldades que o time vem enfrentando nos primeiros jogos pela Taça Mané Garrincha 2017, os resultados de dois empates, uma Vitória e duas derrotas fora de casa, capacitam a equipe mostrar que é capaz de crescer na competição. O time está jogando bem, porém, não está conseguindo finalizar como é o ideal. Mas alcançaremos as expectativas que todos desejamos”, diz confiante o treinador Tiago Gomes.

Segundo ele, o elenco está bem reduzido e com poucas opções. Ainda assim, nos cinco jogos realizados, o São Luiz foi melhor em grande parte do jogo. Se impôs jogando um bom futebol, principalmente nos últimos e jogos contra o Hidrolandense, o Atlético Goianiense, o Anápolis e o Goiás. “O ataque tem sido o setor que está mais encontrando dificuldade no seu rendimento. Embora em todos os jogos, tenha criado várias chances de gols, infelizmente não conseguiu finalizar com precisão, o que também é compreensivo, devido a imaturidade dos jogadores”, esclarece.

“É natural as dificuldades encontradas. A nova equipe foi montada às pressas e a demora no deslanche de alguns jogadores é plenamente justificável em virtude da idade. 90% do elenco é formado com jogadores de 16 anos, portanto, debutantes em um campeonato tão disputado e importante como é a Taça Mané Garrincha”, argumenta.

Por outro lado, esclarece o treinador, além de estar sendo difícil encontrar novos reforços, existe a falta de profissionais técnicos, que o impede desenvolver um trabalho voltado exclusivamente para a preparação e o entrosamento da equipe. Tais como, criar jogadas ensaiadas, estabelecer um esquema tático eficiente, preparar o aspecto psicológico e motivacional dos atletas, enfim, profissionais que o auxiliam na formação da garotada. Esses fatores, no seu entender, são essenciais e relevantes no contexto da atual situação em que o time vem passando.

Para muitos que criticam, cobram e, às vezes, até comportam-se de forma indelicada e inoportuna, não sabem. Mas tem sido o próprio treinador acumulando tarefas, quem está procurando suprir todos esses problemas básicos, doando mais tempo e dedicação aos novos atletas. Além da sua função como técnico, ele ainda é o preparador físico, o fisiologista, e mais outras atribuições inerentes de outro profissional específico.

“Considerando a atual realidade do São Luiz, só nos resta ter paciência e acreditar nas novas promessas. A equipe é nova e muito jovem. A idade limite da categoria deste campeonato é 17 anos, que corresponde ao ano 2000. No entanto, o time está formado com 90% de jogadores de 2001”, ressaltou Tiago Gomes.

Nesta matéria, o jornal Galera Esportiva se solidariza com o técnico Tiago Gomes, porque a verdade é preciso ser mostrada, ser esclarecida, ser vivida, ser dividida, ser compartilhada. O Sub 17 do São Luiz Futebol Clube, assim como as demais categorias que o clube abraçou e acolheu, é uma responsabilidade de todos nós motebelenses. Não uma mera atração humana, que se coloca na arena para se divertir e aplaudir nos momentos gloriosos, como se fazia com os gladiadores no Coliseu na época do Império Romano.

Por, Dilson Paiva
Fotos: arquivo do Galera Esportiva

 

Enviar Comentário

Deseja enviar um comentário para esta notícia.
Efetue login ou cadastre-se abaixo.

Não tem um login? CADASTRE-SE

Recuperar Senha

Informe o e-mail cadastrado para que possamos estar enviando suas informações de login.

Cadastre-se

Faça seu cadastro no galeraesportiva.com.br

Já tem um login? EFETUAR LOGIN


Mais Esportes >

Leia Também

PUBLICIDADE