Jussara-GO

Basquete do Tupy de Jussara/Barra
é destaque entre os melhores de Goiás.

Tupy de Jussara se junta ao Barra do Garças e dessa união nasce uma forte equipe de basquete, cujos resultados foram contabilizados já nas primeiras decisões.

Em 2018 a Associação Tupy de Esportes, clube mais antigo e tradicional da cidade de Jussara, sob a gestão do atual presidente Vismar Bento Filho (Vavá), com o apoio do Conselho Deliberativo formado por conselheiros de mentalidade consciente e moderna entenderam como oportuno investir também no basquete. "A ideia é agregar valores desportivos à comunidade jovem de Jussara e região, com o objetivo de fortalecer e direcionar mais atenção aos nossos projetos, como meta de expansão às oportunidades e crescimento das instituições envolvidas”, diz Caio Delfino Martins de Brito vice-presidente do Tupy.

Para que a proposta se tornasse consistente e funcional, parcerias importantes foram firmadas com o comércio local e, oportunamente com os governos municipal, estadual e federal por meio de convênios.

O basquete está sendo o primeiro investimento do Tupy, tendo como princípio valorizar, sobretudo, os atletas da região de Jussara e Barra do Garças. Além da participação efetiva das escolas públicas e privadas do município como meio de preparar e transformar crianças e adolescente em cidadãos de bem através da prática esportiva.

E a ideia já começou a apresentar efeito positivo. A equipe de basquete masculina do Tupy de Jussara/Barra, comandada pelo professor Hélio Barbosa apesar de nova, promete resultados animadores para o futuro próximo.

Depois de ter participado da I Copa Araguaia de Basquete, realizada em Barra do Garças nos dias 14 e 15 de julho, a equipe se classificou para a fase regional do Jogos Abertos de Goiás 2018.

"A ideia é dar rodagem para a equipe que é muito jovem, com a média de idade em torno de 20 anos. Para conseguirmos focar e evoluir o conjunto para as fases finais dos jogos Abertos de Goiás, é necessário não tão somente os treinamentos, mas estarmos jogando com outras equipes procurando corrigir as nossas falhas", enfatiza o professor Hélio Barbosa.

A avaliação da nossa participação no evento foi muito positiva.     - Técnico Hélio Barbosa.

O resultado obtido na primeira fase da competição, não chegou surpreender a comissão técnica, ainda que, fazendo parte de uma chave considerada da morte – formada por grandes equipes de Goiás e Mato Grosso. Durante os jogos, o time se comportou bem e, a classificação em primeiro lugar na chave, após superar fortes adversários como All Stars Pequi de Mineiros, Água Boa e BABA também de Água Boa-MT, foi consequência da boa preparação tática e a qualidade individual do elenco.

A partir desse resultado o time continuou crescendo, e a vitória sobre o Rondonópolis nas semifinais só fortaleceu e valorizou a equipe.

Na final o Tupy de Jussara/Barra decidiu contra o time do BABA de Água Boa-MT. O jogo foi pegado com as duas equipes brigando pelo título. O time mato-grossense cansado não resistiu à pressão e a forte marcação do adversário, acabou perdendo pelo placar de 41 a 29.

A equipe do Tupy de Jussara/Barra teve como destaques individuais o Atleta Bruno Ávila (capitão da equipe), segundo maior cestinha da competição e MVP do evento; o garoto Pedrinho Barbosa com apenas 17 anos, foi eleito revelação do campeonato e o maior pontuador nas cestas de 3 pontos.

"A avaliação da nossa participação no evento foi muito positiva. Além de servir para observar o potencial dos nossos atletas, possibilitou verificar as falhas que devem ser corrigidas para melhorar o desempenho coletivo da equipe" diz o técnico Hélio Barbosa.


Equipe do Tupy/Barra campeã do Torneio, em pé: Bruno, JJ, Maurício, António, Ganso e o Prof. Hélio Barbosa. Agachados: Ronaldo, Humberto, Pedrinho, João Pedro, Murillo e Amendoim.

Não bastasse o êxito conquistado nesta competição, recentemente a equipe voltou a disputar outro importante torneio: a Fase Regional dos Jogos Abertos de Goiás, realizado de 10 a 12 de agosto, no Ginásio de Esportes de Mozarlândia-GO. E, mais uma vez levou pra casa o título de campeão, classificando-o automaticamente para disputar a Fase Estadual. Uma vitória de valor inestimável para os atletas, diretores e comissão técnica responsáveis por essas gloriosas façanhas, através das quais, o pemitirá participar de um estadual, algo que não acontece desde a década de 90.  

Para o futuro a diretoria do Tupy espera consolidar a parceria, traçando como objetivo a formação de atletas da base tanto em Jussara quanto na região. Também estão bem adiantadas as conversas com o pessoal de Barra do Garças, no sentido de ampliar as oportunidades para novos atletas, com a formação de um núcleo esportivo em cada uma das cidades. Iniciativa através da qual, irá fomentar e renovar a equipe que desponta como a nova força do basquete goiano.


Atleta Bruno Ávila (capitão) e o Prof. Hélio Barbosa.


Pedrinho Barbosa, atleta de 17 anos, revelação do Torneio.


Equipe classificada para disputar o Estadual, integrada pelo atleta haitiano Stanley, recém contratado para reforçar ainda mais
o basquete jussarense.

 

Enviar Comentário

Deseja enviar um comentário para esta notícia.
Efetue login ou cadastre-se abaixo.

Não tem um login? CADASTRE-SE

Recuperar Senha

Informe o e-mail cadastrado para que possamos estar enviando suas informações de login.

Cadastre-se

Faça seu cadastro no galeraesportiva.com.br

Já tem um login? EFETUAR LOGIN


Mais Esportes >

Leia Também

PUBLICIDADE