Firminópolis-GO

Marcio Pardal,
árbitro/dirigente antenado
e centrado com os deveres

Dirigente das duas principais instituições goianas de árbitros, Marcio Pardal Muniz faz uma avaliação do panorama em que se encontra o futsal goiano a nível nacional.

Na noite decisiva da 64ª Edição do Torneio de Férias de Futsal de Firminópolis 2018, realizado na sexta-feira, 26 de janeiro, às 21h, na Quadra de Esportes Emivaldo de Oliveira, a equipe da Droga Certo/Wi venceu o time Amigos F C/Plantel de Anicuns por 5 a 0 e levou o título da competição.

Na ocasião, o jornal Galera Esportiva entrevistou Márcio Pardal, diretor da Federação Goiana de Árbitros de Futebol de Salão e presidente da Associação Goiana de Árbitros de Futebol de Salão, o qual, na oportunidade, revelou fatos importantes ocorridos com o futsal goiano no decorrer de 2017, dos quais poucos têm conhecimento.

É importante destacar que, toda a competição envolvendo a 64ª Edição do Torneio de Férias de Futsal de Firminópolis, foi conduzida pelos árbitros da Federação Goiana. Notadamente, pelas suas impecáveis atuações e lisura de condutas, mereceram elogios e respeito tanto dos dirigentes esportivos quanto dos torcedores. Uma vez que, nas edições anteriores houveram muitas reclamações e até conflitos desagradáveis de opiniões durante os jogos, causados principalmente pelo serviço de arbitragem.

Marcio Pardal destacou o motivo da sua presença no encerramento do Torneio, não apenas com a finalidade estar representando as instituições nas quais dirige , mas sobretudo, motivar novos profissionais da categoria. “Viemos aqui, para fomentar o esporte e trazer um pouco de colaboração da Federação e da Associação Goiana de Árbitros, para que motive futuramente, novos parceiros para a Federação de Futebol de Salão, como clubes, equipes não só das categorias adultas, mas, sobretudo, de base, tendo em vista que no ano passado, somente no Campeonato Goiano, tivemos 329 jogos de futebol de salão, número considerado muito pouco divulgado”, ressalta Marcio Pardal.

A partir desse número expressivo de jogos (329), Marcio Pardal enumerou ainda, relevantes informações sobre a real situação em que se encontra o futsal goiano. “Recentemente, nós fomos campeões brasileiro na categoria Sub 15 e, terceiro colocado no Sub 17 em Uberlândia. Na categoria adulta, nós fomos por muitos anos destaque nas competições organizadas pela Liga de Goiás Categoria Futsal. Mas por falta de patrocínio perdemos a vaga na Liga Nacional”, lamenta.

Dados oficiais levantados entre as Federações de Futsal em todo país. Ficou constatado através do ranking nacional divulgado recentemente, Goiás está entre os 6 estados melhores colocados em realizações de jogos nos três principais campeonatos oficiais: Taça Goiás, Copa Metropolitana e o Campeonato Goiano. E, entre os esportes amadores, o Futsal é o que está mais bem representado a nível de Brasil, depois do futebol profissional.

No ano passado, de acordo com informações transmitidas por Marcio Pardal, 12 equipes disputaram o Campeonato Nacional realizado na cidade de Rio Verde-GO. A equipe de Caldas Novas correndo por fora, na final, venceu o time da casa SERP, por 5 a 2 e levantou o troféu de campeão. Surpreendendo inclusive, a forte equipe do Goiás F. C, que mantinha a hegemonia disparada, de 4 anos seguidos conquistando o título e, a princípio, o franco favorito, não conseguiu ficar nem entre os quatro semifinalista.


Marcio Pardal ao lado dos seus companheiros de arbitragem, durante a realização da 64ª Edição do Torneio de Férias de Futsal
    de Firminópolis, em janeiro deste ano. 


Marcio Pardal fazendo parte da mesa observadora de uma partida de voleibol.


Marcio Pardal em uma das suas atuações como árbitro.


Marcio Pardal em seu momento de introspecção.

 

Fotos: Arquivo pessoal de Marcio Pardal

Enviar Comentário

Deseja enviar um comentário para esta notícia.
Efetue login ou cadastre-se abaixo.

Não tem um login? CADASTRE-SE

Recuperar Senha

Informe o e-mail cadastrado para que possamos estar enviando suas informações de login.

Cadastre-se

Faça seu cadastro no galeraesportiva.com.br

Já tem um login? EFETUAR LOGIN


Mais Esportes >

Leia Também

PUBLICIDADE