Barra do Garças-MT

NBA Basketball School,
ambicioso salto para o futuro

Barra do Garças, cidade mato-grossense localizada na divisa com o Estado de Goiás, a partir de agora, elevou o seu conceito de modesta cidade interiorana, para a condição de cidade polo para toda região Centro-Norte brasileiro a sediar uma unidade da NBA Basketball School.

Por, Prof. Hélio Barbosa, correspondente Galera Esportiva, para Barra do Garças e Região Centro-Norte Brasileiro.

A cidade de Barra do Garças será um dos núcleos oficiais da NBA Basketball School, programa de basquete desenvolvido pela NBA, lançado este ano no Brasil. O anúncio oficial foi feito, durante evento realizado no dia 23 de março 2019, às 19h, no Auditório da Escola Interativa COOPEMA, localizada no Setor Cristino Cortês.

Na ocasião, estiveram presentes Ivan Marcos Pereira e Hélio Barbosa Feliciano Alves, representantes do Instituto Chuí e responsáveis pela gestão da unidade de Barra do Garças-MT e região Centro-Norte brasileiro, além de Arthur Borelli, da Think Sports, agência responsável pela coordenação do programa NBA Basketball School no Brasil.

A cerimônia de abertura do programa, representou para Ivan Marcos e Hélio Barbosa um momento de forte emoção. Visto que, para eles, era a consolidação de uma conquista e a recompensa pelos seus abnegados esforços, como incansáveis defensores dos valores cultivados pela prática das atividades desportivas na formação dos jovens.

O programa é uma ferramenta importante para o desenvolvimento social das crianças e jovens.  - Arthur Borelli.

Criado na cidade de Franca, interior de São Paulo, pelo ex-atleta Marco Aurélio Pegolo dos Santos (Chuí), o Instituto Chuí e uma entidade que tem longa experiencia no trabalho de desenvolvimento social de crianças e jovens através do esporte e, em especial, do basquete. “Fico muito feliz por poder implantar nossa filosofia de trabalho que valoriza o aprendizado natural das crianças e jovens com o esporte. E isso tudo se alia a uma metodologia que prioriza os valores humanos, valoriza o esporte como ferramenta de educação e diversão, que é o NBA Basketball School”, disse Chuí.

Sob a orientação técnica dos professores Ivan Marcos e Hélio Barbosa, as aulas estão previstas para se iniciarem a partir do dia 26 de março, todas as terças e quintas-feiras, no Ginásio de Esportes Arnaldo Martins. A iniciativa, é uma parceria entre a instituição e a Prefeitura Municipal de Barra do Garças e, em breve, também com a Escola COOPEMA, através da abertura de um núcleo ativo para esse fim.

O professor Ivan Marcos, com 18 anos de experiência como treinador engajado a projetos sociais esportivos de basquete, e destacadas participações em brasileiros pela CBB e Olimpíadas Escolares da Juventude, ao lado do seu companheiro, professor Hélio Barbosa, o qual desde 2014, vem atuando como professor formador e técnico, já participou e comandou equipes de jovens nos Jogos Escolares de Goiás, no Campeonato Goiano de bases, dirigindo as categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19 masculino e feminino. E, no Campeonato Goiano de Basquete Adulto, também atuou como treinador da Equipe Associação Tupy de Esportes, da qual, também foi o seu presidente da modalidade basquete.

O programa e suas propostas

A NBA Basketball School busca desenvolver a modalidade entre crianças e jovens de 6 a 18 anos, utilizando a metodologia da Liga LBA Americana, por meio da implementação de núcleos de basquete. O método é utilizado em outros três países: Grécia, Índia e Turquia.


Arthur Barelli, Ivan Marco e Hélio Barbosa com placa oficial de unidade licenciada. (Foto por, Uemura).

O programa inclui a capacitação dos instrutores credenciados, além do desenvolvimento das habilidades e os valores dos atletas, proporcionando também, muita diversão e bem-estar aos alunos. O programa conta, nesta primeira fase, com 32 polos posicionados em 12 diferentes estados do Brasil. Dentre eles, Barra do Garças-MT, representando a região Centro-Norte.

“Estamos trazendo a marca NBA para Barra do Garças, com o objetivo de proporcionar experiências únicas de desenvolvimento físico e social para as crianças e jovens tanto da cidade como da região”, disse o professor Hélio.

Para Arthur Borelli, o foco do programa no país é o desenvolvimento de valores: “O programa é uma ferramenta importante para o desenvolvimento social das crianças e jovens. Temos um longo e prazeroso trabalho pela frente”, afirmou Arthur.

A parceria entre o Instituto Chuí de Franca e o programa da NBA Basketball School representa uma fusão entre uma instituição formadora de atletas, com a finalidade de criar vínculo e atender a demanda de uma comunidade que respira o basquete, com a maior liga da modalidade no planeta. Conferindo à Barra do Garças, a primeira e única cidade representante da NBA no Centro-Norte do Brasil a oferecer essa metodologia já consagrada nos EUA, Europa e Ásia.

Dessa forma, a comunidade barra-garcense e cidades circunvizinhas terão a oportunidade de participar de um programa global na formação de atletas, tornando o inimaginável em um sonho real.


Destacados membros da sociedade barra-garcense estiveram presentes ao evento. (Foto por, Uemura).

Com uma metodologia clara e objetiva, que prioriza, sobretudo, além das capacidades técnicas e físicas na formação do jovem atleta, a partir de valores morais consolidados numa perspectiva lúdica. Assim como, o cultivo de uma vida saudável e trabalho gregário proporcionando uma formação plena aos jovens aprendizes.

No mês de fevereiro os professores da unidade de Barra do Garças, participaram em São Paulo, de uma capacitação técnica do programa NBA Basketball School, ao lado de outros mais de 100 técnicos das unidades franqueadas do Brasil. Hélio Barbosa e Ivan Marcos acompanharam três dias intensos de atividades ministradas pelo vice-presidente de Operações Globais da NBA, Troy Justice e pelo diretor de Operações da NBA para a América Latina, Daniel Soares. Ao final receberam o Certificado NBA Basketball School.

“Foi um momento especial e a realização de um sonho participar do processo de formação da NBA Basketball School. A metodologia de formação deles é incrível! Com certeza nossos alunos irão se desenvolver muito como pessoa e como atletas”, afirmou Hélio Barbosa.

E conclui: “São inúmeros os desafios, e a motivação é grande para dar início ao projeto aqui em Barra do Garças. Estamos extremamente motivados e preparados para iniciar as aulas”, finalizou o professor Ivan.


Professor Hélio Barbosa, responsável pela unidade NBA de Barra do Garças. (Foto por, Uemura).


Professor Ivan Marcos, responsável pela unidade NBA de Barra do Garças. (Foto por, Uemura).


Arthur Borelli da agência Think Esportes representantes da NBA no Brasil. (Foto por, Uemura).


Vereador professor Severino, lenda do atletismo de Barra do Garças e do Brasil. (Foto por, Uemura).


Professor Abadia, representando Escola Interativa COOPEMA. (Foto por, Uemura).


Professor Elizeu e família prestigiando o evento. (Foto por, Uemura).


Arthur Borelli e o atleta mirim Enzo no lançamento do programa NBA Basketball School. (Foto por, Uemura).


Atleta mirim Maria Clara se divertindo com provas de habilidades. (Foto por, Uemura).


Atleta João participando do torneio de habilidades. (Foto por, Uemura).


Atleta Vinicius Borges no torneio de habilidades. (Foto por, Uemura).

Fotos: UEMURA.

Enviar Comentário

Deseja enviar um comentário para esta notícia.
Efetue login ou cadastre-se abaixo.

Não tem um login? CADASTRE-SE

Recuperar Senha

Informe o e-mail cadastrado para que possamos estar enviando suas informações de login.

Cadastre-se

Faça seu cadastro no galeraesportiva.com.br

Já tem um login? EFETUAR LOGIN


Mais Esportes >

Leia Também

PUBLICIDADE