São Luís de Montes Belos

Esporte movido
a adrenalina

O Clube do Tiro e Caça Montes Belos que acaba de ser inaugurado em São Luís de Montes Belos, conta já de início com 45 associados, com previsão de chegar a 500 até o final do ano.

Localizado a 5km do centro da cidade, numa área de 2 alqueires, foi inaugurado no sábado, 23 de fevereiro, com toda infraestrutura necessária para a prática do tiro esportivo, o Clube do Tiro e Caça Montes Belos. Estiveram presentes na ocasião, várias autoridades políticas, militares e destacados membros da sociedade local.

De acordo com o seu idealizador e presidente, o odontólogo, Henrique Queiroz Souza Godoi, há 2 anos vem planejando a criação do clube, através do qual também pudesse atender os simpatizantes da prática do tiro de toda região.

No evento que marcou o início da nova modalidade esportiva monte-belense, reuniu adeptos de várias localidades da região tais como, São Luís, Paraúna, Palmeiras de Goiás, Sanclerlândia, Iporá, Firminópolis, dentre outras. As cidades mais próximas que também possuem clube do tiro são, Cidade de Goiás  em atividade há 30 anos , Caiapônia e Palmeiras de Goiás.

É importante ressaltar que para ser atleta do tiro, o candidato precisa estar com sua integridade moral comprovada e com todas as certidões negativadas em dia. Com esses documentos em mãos e com firma reconhecida, o próximo passo é passar pelo crivo do Exército Brasileiro, que irá avaliar e confirmar se ele está apto para adquirir o Certificado de Registo (CR) e estar habilitado para praticar o esporte.

Documentação exigida: Precisa ter um trabalho e uma renda lícita, ter residência fixa comprovada, estar com todas as certidões negativas e antecedentes criminais da justiça federal, estadual, militar e eleitoral. Comprovar que não responde a nenhum processo na polícia civil; não estar se submetendo a nenhum inquérito e a nenhuma investigação.

Além de toda essa documentação o pretendente ainda precisa fazer o curso de tiro e o exame psicotécnico para estar capacitado ao manuseio de arma de fogo. Depois dessa etapa concluída, um instrutor credenciado pelo exército e pela polícia federal fará o treinamento, para em seguida se submeter as provas escrita e prática. 

São os treinamentos que determinam a evolução do atirador e conquistar confiança para se sentir capaz de participar dos campeonatos regionais e estadual. Enfatizando que o clube tem o compromisso com a federação e a confederação de promover todas as etapas online do campeonato estadual e nacional.


O casal Amador Neto e Daniela Vieira do Carmo no stand de tiro.

O empresário e diretor de tiro do clube de São Luís, Amador Cândido Pereira Neto, há 4 meses residindo na cidade, atual vice-presidente do Clube do Tiro de Araguaína – com 30 anos de existência – onde morava, conta que iniciou na prática esportiva do tiro em 2012.

Segundo ele desde criança teve afinidade com o tiro, mas apenas como hobby. No entanto, conhecendo pessoas filiadas ao clube de Araguaína, passou a considerar a ideia de ser sócio, a decisão ideal para continuar a exercer a prática do tiro de forma legal como um atleta do tiro.

Outro detalhe que fortaleceu ainda mais a sua ideia de ser associado, foi certificar-se que o clube do tiro era um local de encontro das famílias, um lugar de confraternização entre as pessoas. “Onde você chega cedo com sua família para praticar o tiro com total segurança, sabendo que sua esposa, seus filhos ou outro membro da família, estão em segurança exercendo outra atividade de lazer, convivendo em harmonia com outras pessoas”, destaca Amador Neto.

O tiro é um esporte que já vem sendo praticado em muitas regiões de Goiás e do Brasil. - Amador Neto.

Habituado a esse convívio, quando chegou em São Luís procurou a se informar se havia algum clube local ou na região. Logo descobriu que o Henrique Queiroz estava abrindo um e imediatamente o procurou. “Agora eu estou compartilhando um pouco das minhas experiências e ajudando no necessário para que o clube prospere e possamos desenvolve em São Luís o esporte do tiro”, conta.

E, acrescenta: “Através do clube do tiro podemos tirar o atirador da informalidade. Infelizmente para a maioria das pessoas quando se fala em arma, em tiro, muitos entendem que quem tem arma é bandido, é polícia. Na verdade, o tiro é um esporte que já vem sendo praticado em muitas regiões de Goiás e do Brasil. E, a intensão com a criação do clube do tiro de São Luís é fomentar a prática do esporte e trazer as pessoas que têm afinidade com tiro para a legalidade, para ter sua arma de forma legal como atleta do tiro, pra não ter problema”, esclarece.

Conclui: “Estamos acabando de federar e confederar o clube na Federação de Tiro de Goiás (FTGO) e na Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), que regulamenta as atividades olímpicas e na Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTT), que regimenta as competições mundiais não olímpicas, para que em abril possamos sediar as provas online e participar do Campeonato Brasileiro de Tiro”, manifesta.


Henrique Queiroz praticando tiro de 60 metros com uma espingarda calibre 12.


O casal Amador Neto e Daniela Vieira curtindo felizes um dos seus ambientes preferidos.


Maria Luíza, filha do casal Amador e Daniela vestida a caráter para o esporte durante a semana do Exército.


Welder e Levertino observam o amigo Valdivino praticando o tiro de longa distância.


Henrique Queiroz, David Gazola Godoi e Cleudes Queiroz no dia da inauração do clube.


A sociedade monte-belense e de outras localidades da região aproveitando o momento de inauguração.


Um saboroso e suculento churrasco foi servido à vontade.


Não bastasse o churrasco o delicioso arroz carreteiro deu um toque especial à ocasião.

 

Fotos por Amador Neto, Henrique Queiroz e Galera Esportiva

Enviar Comentário

Deseja enviar um comentário para esta notícia.
Efetue login ou cadastre-se abaixo.

Não tem um login? CADASTRE-SE

Recuperar Senha

Informe o e-mail cadastrado para que possamos estar enviando suas informações de login.

Cadastre-se

Faça seu cadastro no galeraesportiva.com.br

Já tem um login? EFETUAR LOGIN


Mais Esportes >

Leia Também

PUBLICIDADE