São Luís de Montes Belos

João Víctor,
atleta predestinado
a ser campeão

João Víctor começou a praticar o Jui-Jitsu em 2016, aos 15 anos. Com 2 meses de treinamentos foi o 2º colocado da 1ª Etapa do Campeonato Goiano; atualmente com 18, é Campeão Brasileiro, categoria peso pesado.

O atleta João Víctor Moreira de Peder descobriu sua vocação para o Jui-Jitsu assistindo as lutas do UFC pela tevê. Nesses combates percebeu que o lutador que estava no chão quase sempre era o vencedor, daí surgiu o atleta predestinado a ser campeão.

Na época apenas um idealista, morava em Americana-SP, sua cidade natal, na qual treinava Karatê através do Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura com o professor Odair Dias, campeão brasileiro e mundial na modalidade.

Seu pai ex-lutador de Jui-Jitsu e campeão regional pela Academia Movimento, também em Americana, contribuiu como sua referência. No entanto, foi impedido de seguir sua vocação porque não podia custear uma academia devido ser muito caro. Assim que mudou para São Luís de Montes Belos, em 2015, aonde mora com os seus avós paternos reencontrou com o seu destino.

Em 2016, aos 15 anos, começou a praticar o esporte na Academia Felício e, com 2 meses de treinamentos incentivado pelo seu professor Dougglas Rocha, o convenceu a participar da sua primeira competição, após ter percebido no jovem lutador uma promessa para o Jui-Jitsu monte-belense. O resultado desse desafio, foi nada menos que a 2ª colocação na 1ª Etapa do Campeonato Goiano.

Esse resultado foi a injeção de estímulo que João Víctor precisava para seguir em frente e se tornar o grande campeão que é. Também deve-se considerar o apoio recebido do professor Dougglas Rocha, na época, treinador da Academia Felício, incentivando confiança, somou muito na sua decisão e no seu crescimento como atleta. Dougglas sempre presente acompanhando sua inabalável determinação e sua facilidade para assimilar os golpes insistia em mantê-lo focado. Para isto, o convidava nos horários extras para treinar em sua residência, motivando-o a ser um lutador de competição.

Com a saída de Dougglas Rocha da Academia Felício, João Víctor continuou treinando sob a orientação do experiente professor Rodolfo Bezerra, treinador com um notável currículo profissional, no qual estão registrados inúmeros títulos, dentre os quais, 3º colocado no Campeonato Brasileiro e Campeão Goiano.

Na faixa branca eu conquistei tudo que quis, menos o Mundial que eu fiquei em segundo.     -  João Víctor Moreira de Peder.

Para um predestinado, dificuldades são sinônimos de superação, foi o que aconteceu. Tendo que conciliar sua arte de lutar, com o curso de Administração pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) de Sanclerlândia-GO, em algum momento chegou a pensar em parar de praticar o Jui-Jitsu, por falta de apoio e ter que trabalhar. 

Não fosse o apoio dos seus pais Carlos Alberto de Peder, professor do ensino médio e Cristina Moreira de Peder, dona de casa e do seu avô Valdecler de Peder, aposentado e grande motivador, provavelmente João Víctor teria abandonado o seu sonho e sua carreira como atleta de ponta ido às favas.

“Fiquei feliz porque o Jui-Jitsu é uma parte significativa da minha vida ao extremo. Não consigo viver sem o Jui-Jitsu. Conheci pessoas e me tornei conhecido por meio dele. E pretendo deixar a minha marca (legado) na sociedade através do Jui-Jitsu, ensinando e apoiando crianças e jovens como eu, a praticar as artes marciais, como forma de preparação para a vida trilhando o caminho do bem”, enfatiza o jovem campeão.

A partir do momento em que o atleta passou a se dedicar à sua arte, despreocupado em ter que parar os seus treinamentos, os resultados voltaram a acontecer de forma positiva.

Em 2018, venceu as quatro etapas do Campeonato Estadual que participou, por indicação do seu primeiro professor Dougglas Rocha que, além de árbitro de competições, o inscrevia e ainda continua o inscrevendo nos torneios.

No dia 7 de julho, João Víctor iria participar do Campeonato Mundial, mas devido uma lesão no dedo da mão o impossibilitou de participar. No entanto, ainda assim, está se preparando para disputar no dia 5 de agosto, da 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Vianápolis-GO.


Semifinal da 3° etapa do estadual de jiu-jitsu 2018 (FJJGO).

Em setembro, João Víctor pretende disputar Campeonato Brasileiro, em Uberlândia-MG, para defender e manter o seu título de campeão na categoria faixa branca, conquistado em 2017. Em seguida, irá lutar em Brasília-DF, o Brasileiro faixa azul, categoria que atualmente defende.

“Na faixa branca eu conquistei tudo que quis, menos o Mundial que eu fiquei em segundo, pela Confederação Brasileira de Jui-Jitsu Esportivo (CBJJE) de São Paulo. Ainda este ano eu pretendo me inscrever para participar o Open São Paulo IBJJF Jui-Jitsu, pela International Brazílian Jui-Jutsu Federation (IBJJF), a maior federação de Jui-Jitsu do mundo, sediada na Califórnia-EUA”, ressalta João Victor.

Criado no Japão, o Jui-Jitsu, foi trazido para o Brasil, através do professor Kondi Koma, que ensinou os cinco filhos da família Gracie, os quais inovaram sua técnica tornando-o referência mundial como Brazilian Jui-Jitsu. Kyra Gracie é a primeira mulher a conquistar a faixa preta na modalidade, atualmente comentarista esportiva da televisão.

Ele é classificado por faixas e as competições são por idade, peso e faixa. A primeira faixa é a branca, a segunda azul, a terceira roxa, a quarta a marrom e a quinta a faixa preta. João Víctor competiu pela faixa branca de 2016 a 2017, há seis meses passou a ser faixa azul adulto superpesado.

De acordo com João Víctor, no jui-jitsu você utiliza ataque e defesa, mas é uma luta de imobilização, de finalização, não envolve contato direto com socos, chutes e strike, igual ao Muay-Thai, Karatê, Taekwondo e a Capoeira.


Absoluto da 1° etapa do estadual 2017.


Vice-campeão do Mundial 2017.


Campeão do Brasileiro 2017.


Campeão 2° etapa estadual 2017 (FJJGO).

 

Fotos: arquivo pessoal do atleta João Víctor.

 

Enviar Comentário

Deseja enviar um comentário para esta notícia.
Efetue login ou cadastre-se abaixo.

Não tem um login? CADASTRE-SE

Recuperar Senha

Informe o e-mail cadastrado para que possamos estar enviando suas informações de login.

Cadastre-se

Faça seu cadastro no galeraesportiva.com.br

Já tem um login? EFETUAR LOGIN


Mais Esportes >

Leia Também

PUBLICIDADE