São Luís de Montes Belos
virgula Eu acredito que por meio deste campeonato, o futebol feminino será visto com mais respeito e admiração. Técnico Tião do Fiet virgula


Na noite de sexta-feira, 1º de setembro, às 20h, no Ginásio de Esportes de São Luís de Montes Belos, depois de várias semanas de intensas competições entre equipes femininas e masculinas, houve o encerramento da II Copa Du Passo de Futsal 2017. Na ocasião, além das finais entre as equipes femininas Droga Certa e Ivolândia, as masculinas Posto Farol e WI Construções, a equipe Paralímpica da Seleção Brasileira de Voleibol Sentado, fez uma demonstração da modalidade, confrontando entre si, na quadra do ginásio. A Du Passo Sport, promotora do evento e da Copa, promoveu um desfile mostrando suas novidades em moda esportiva para as pessoas que praticam esportes, seja como profissional ou como hobby acompanhem as últimas tendências da moda "Sport".

Em entrevista exclusiva para o jornal Galera Esportiva – momentos antes dos jogos finais iniciarem –, o treinador da equipe feminina de futsal de Ivolândia, Tião do Fiet, num papo descontraído, falou sobre o seu time e o que ele pretende transmitir dirigindo uma equipe feminina. “A minha intenção é mostrar para as pessoas de bom senso, o quanto esse Brasil tem jogadoras, talvez até melhor que os homens. Todos aqui presentes vão ter a oportunidade de presenciar o espetáculo que as nossas meninas vão dar. Não estou dizendo que vamos ganhar, mas elas são excelentes atletas”, reverencia o seu time e suas atletas o técnico Tião do Fiet.

De acordo com o técnico Tião, sua pretensão ao optar a dirigir uma equipe feminina, depois de ter treinado várias equipes masculinas, é mostrar para toda região, a necessidade de valorizar mais as mulheres, investir mais nos times femininos. Na sua opinião, os homens têm garantias de renda, de patrocinadores, e as mulheres precisam ser mais vistas, é o que ele pretende fazer, dando sua contribuição.

“Levei um time feminino em Rio Verde, onde se realiza o maior campeonato feminino do Brasil. Nesta ocasião 32 equipes disputaram a competição. Haviam equipes de São Paulo, Rio, Minas, Mato Grosso, Goiás, Paraná, enfim de todo o país. Três equipes representaram Goiânia, dentre elas, uma eu fui o treinador e conquistamos a oitava posição, o que já foi muito bom porque perdemos nos pênaltis”, ressalta.

 Só para deixar claro. A equipe que estará disputando a competição contra a Droga Certa, é a mesma que ficou na oitava colocação em Rio Verde. A qualidade das atletas é tão expressiva, que no confronto diante do São Luís, na quinta feira, 31 de agosto, o Ivolândia venceu o time da casa pelo orbital placar de 18 a 1, merecendo o aplauso geral da galera montebelense.

As jogadoras Aline e Samara do time de Ivolândia, já jogaram o Campeonato Goiano e o Campeonato Brasileiro. Sendo inclusive, convocadas para jogar na Seleção Brasileira da modalidade. “A Carolzinha que já foi campeã mundial de clubes pelo Corinthians e pela Seleção Brasileira, não estará presente na final, devido ao horário em que ela termina sua atividade profissional no seu emprego, tê-la impedido de chegar a tempo. Mas, a Aline, a Samara, Naianinha e Tatiana jogam por música e, mais uma vez serão aplaudidas pela galera presente aqui no Ginásio de Esportes”, destaca Tião.

Sobre a II Copa Du Passo de Futsal: “Eu acredito que por meio deste campeonato, o futebol feminino será visto com mais respeito e admiração. Eu estive falando com Warley, responsável pela organização da Copa Du Passo de Futsal, ele me disse que nas próximas competições, pretende investir mais no futebol feminino”, conta.

Segundo Tião, Warley viu que o brilho das meninas da equipe de Ivolândia. A torcida também percebeu e reconheceu quando o time é bom, o torcedor se comporta diferente assistindo um bom time jogar. “Eu já mexi com vários times bons. Fui campeão no ano passado em Firminópolis, com um time masculino de Paraúna; foi campeão em Barra do Garças-MT com um time masculino. Nem seis quantos torneios eu fui técnico de times masculinos. Agora eu resolvi me dedicar mais com as atletas, porque eu percebi a importância de estar valorizando o futebol feminino. Sua qualidade, não perde em nada para o futebol masculino, talvez seja até mais envolvente e melhor que o dos homens”, enaltece.

Sobre a equipe adversária Droga Certa: “Eu conheço todas as jogadoras que estão representando a Droga Certa. São também jogadoras de alto nível e, a maior parte delas são de Iporá, que também já jogou o Campeonato Goiano de Clubes. A Laísa é muito boa, a Jáper é muito boa, a Carine é uma excelente goleira e já disputou o Campeonato Goiano. O time de Iporá, está acostumado a ganhar todos os torneios por aqui, porque são realmente muito fortes. A Droga Certa está patrocinando o time de Iporá. Está jogando com o nome de Droga Certa, mas as jogadoras são 90% de Iporá. E são muito boas! Com certeza o duelo será de alto nível aqui hoje”, esclarece.

O primeiro tempo: O jogo começou agitado, com as duas equipes partindo pra cima em busca da melhor oportunidade para chutar pro gol. Mas o time de Ivolândia se apresenta melhor em quadra, com toques de bolas rápidos, causando preocupação para a goleira Thais da Droga Certa. Com chutes de média e longa distâncias, as ivolandenses obrigaram a equipe de São Luís recuar para ajudar a guarnecer sua zaga.

Aproximando do 5 minutos da etapa inicial, em três tentativas, numa sequência de jogadas perigosas a Droga Certa quase conseguiu abrir o marcador. Não fosse a bela atuação da goleira Jaqueline, a equipe da casa teria feio o seu primeiro tento.

Logo após a artilharia pesada do Droga Certa ter preocupado a defesa do time do Ivolândia, o técnico Tião do Fiet pediu tempo para organizar sua equipe. O resultado não poderia ter sido melhor. Assim que sua equipe retornou em quadra, partiu pra cima das adversárias e a goleadora Aline (8), aos 7:6 minutos, recebeu a bola na pequena área, dominou com categoria e meteu debaixo das pernas da goleira Thais que não pode fazer nada, a não ser ver a bola passar. Ivolândia 1 a 0.

Mas as garotas do Ivolândia queriam mais, Samara (10) fazendo uma excelente partida, todas as bolas que caíam nos seus pés, chutava forte contra a meta da goleira da Droga Certa, com chutes de média e longas distâncias tirando o sossego da treinadora Aline Marrara. No entanto, depois de várias tentativas Samara carimba a trave adversárias, avisando que estava ali pra fazer gol.

Realmente Samara (10) estava fazendo valer assistir ao espetáculo. Segura no meio da quadra, além de ajudar as companheiras na distribuição de passes rápidos e ainda, apoiar a zaga, quando surgia a menor possibilidade que fosse, ela não perdoava e chutava forte com os dois pés de qualquer distância, para desconforto das adversárias.

Aos 16:30 minutos, Daiane (3), depois de ter carimbado a trave numa jogada anterior, desta vez acertou um belíssimo chute indefensável de média distância no canto esquerdo da meta defendida por Thais e ampliou o marcador, fazendo Ivolândia 2 a 0.

No intervalo do primeiro tempo, a treinadora Aline Marrara, explicou os motivos pelos quais sua equipe não estava conseguindo superar a habilidade e as constantes investidas em direção do gol pelo time do Ivolândia, causando um verdadeiro pandemônio na zaga do seu time. “Agora no segundo tempo, vamos imprimir um bom jogo, com melhor toque de bola, para tentar igualar e superar o time de Ivolândia. As meninas do Ivolândia estão jogando o que eu esperava e, o nosso time só precisa de tranquilidade e de toques de bolas rápidos. Eu acredito numa virada”, pontua a treinadora Aline.

O segundo tempo iniciou com as meninas do Ivolândia, ainda mais determinadas a ampliar o placar. Não demorou Samara (10) 1:30 minuto, após receber a bola na esquerda da quadra, de longe percebeu que a goleira da Droga Certa estava desatenta e meteu um chute forte rasteiro, surpreendendo Thais com um belíssimo gol. Ivolândia 3 a 0.

Logo em seguida, aos 5 minutos, Aline (8) aproveitando uma diagonal na esquerda, dominou e chutou forte de longa distância, por cobertura surpreendeu novamente a goleira Thais, que nem viu a bola passar, ampliando o placar em 4 a 0.

Novamente Samara (10), depois de receber a bola logo depois do meio da quadra, com habilidade dominou com categoria, deu um toque e arrancou ficando de cara com a goleira. Após fazer uma ginga com os pés e confundir Thais, não perdoou. Ivolândia 5 a 0.

Aos 13:30 minutos, Aline (8) mais uma vez amplia o marcador, com outro belo gol. Ivolândia 6 a 0.

Dois minutos depois, Aline (8), artilheira da competição, numa noite inspirada, de esquerda faz o seu quarto gol. Ivolândia 7 a 0.  

A artilharia pesada do Ivolândia não estava pra brincadeira. Aos 17:53 minutos, Daiane (3), faz o seu segundo gol na partida e o oitavo para sua equipe. Ivolândia 8 a 0.

A goleira Dalone do Ivolândia, que substituiu a Jaqueline na segunda etapa, até os minutos finais, fazendo belas defesas, manteve a sua meta sem levar gol. No entanto, a jogadora Rayane (5) da Droga Certa, num chute de curta distância, conseguiu fazer o único gol da sua equipe. Final, Ivolândia 8 a 1.

Após a entrega das premiações, o técnico do Ivolândia, Tião do Fiet, fez questão de mandar um recado para os organizadores da competição. “Ficou evidente que o futebol feminino tem a aprovação do público. O que recebemos de parabéns ontem foi um espetáculo! Então a premiação em dinheiro, troféu, jogos de camisa e bola, foram merecidas. E vi, que para os homens, até o troféu de segundo lugar seria melhor que o primeiro do feminino”, concluiu Tião do Fiet.


Equipe feminina do Ivolândia, campeã da II Copa Du Passo de Futsal.


Equipe feminina da Droga Certa, vice-campeã da II Copa Du Passo de Futsal.


Jogadora Aline do Ivolândia, artilheira da competição com 18 gols, 4 só na decisão contra a Droga Certa.

As meninas do Ivolândia comemoram o título de campeãs.


Técnico campeão do Ivolândia, Tião do Fiet.


Empresário Jurandir Rabelo, proprietário do grupo Du Passo e patrocinador da Copa Du Passo de Futsal.


A galera em massa lotou o Ginásio de Esportes de São Luís de Montes Belos, gritando e aplaudindo entusiasmada.

FICHA TÉCNICA:

Droga Certa 1 a 8 Ivolândia

Droga Certa: goleira Carine, Thais (4), Rayane (5), Adriele (6), Letícia (7), Carmem (8) e Laís (10)
Técnia: Aline Marrara

Ivolândia: goleiras Jaqueline e Dalone; Samara (10), Aline (8), Taty (4), Naianinha (5), Amanda (11)
Reservas: Angela (14), Gabriela (7), Sebastiana (16), André (9)
Técnicos: Tião Fiat é Graciele

Local: Ginásio de Esportes Municipal de São Luís de Montes Belos
Data: 1º de setembro
Horário: 20h30
Árbitro: Reinado Martins
Assistente: Marco Antônio

Gols:
Ivolândia: Aline 4, Samara 2 e Daiane 2
Droga Certa: Rayane 1

 

Fotos: Galera Esportiva

 


Mais Esportes >

Leia Também

PUBLICIDADE